sexta-feira, abril 25, 2008

Próximas Literaturas. Livros clássicos, cult ou qualquer coisa.

Depois de apanhar um pouco ali, amar alguém a cá e desmoronar em prantos com algumas palavra além de lá, comecei a pesquisar alguns livros que desejo ler, como computador é algo que vira e meche da problemas, e a pesquisa foi feita na internet, papel se perde tão fácil como carregar água em peneira, então resolvi postar aqui no blog o resultado da pesquisa a cerca dos meus próximos interesses literários. Ainda tenho coisas a serem lidas em casa, isso é apenas um despejo de desejos em linhas não tortas, dada a exatidão do computador que não me permite linhas tortas.

Kurt Vonnegut – Matadouro 5 - A obra discorre sobre um ex-soldado dos Estados Unidos que tenta escrever sobre o que aconteceu com ele durante a Segunda Guerra Mundial. Ele tinha presenciado o bombardeio aliado sobre a Alemanha na cidade chamada Dresden. Este fato ficou na história pelo grande número de baixas e destruição da cidade.

Lawrence Durrell – O Quarteto de Alexandria - Traduzida diretamente do original pelo escritor Daniel Pellizzari, O quarteto de Alexandria, do inglês Lawrence Durrell, é considerada uma obra-prima da literatura contemporânea. A tetralogia foi editada pela primeira vez entre os anos de 1957 e 1960, sendo imediatamente aclamada por público e crítica. Numa linguagem sofisticada e intertextual, a série narra a trajetória de um grupo de amigos, seus encontros e desencontros, durante o período da Segunda Guerra Mundial. O pano de fundo é a cidade de Alexandria, no Egito, que, mais do que cenário, é um personagem dessa trama surpreendente e intrigante.

Sylvia Plath – A Redoma de Vidro - Dois anos antes de suicidar-se em 1963, a poeta Sylvia Plath elaborou esse romance sobre uma mulher ? no fundo, ela mesma ? que vai perdendo o senso até que sobra só um surrealista e vazio senso comum.

Joseph Heller – Ardil 22 - John Yossarian é um piloto americano de um esquadrão de bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial. E seu único objetivo é escapar com vida. O primeiro e mais famoso romance do autor é uma sátira aos horrores da guerra, do capitalismo e dos homens.

Luke Rhinehart – O Homem dos Dados - Um psiquiatra competente inicia a procura de uma nova verdade para preencher a lacuna deixada no mundo contemporâneo pelo que considera ser a falência de Freud. Como isso decide que todas as decisões de sua vida serão tomadas com o rolar de dados.

Aldous Huxley – As Portas da Percepção - onde o autor pormenoriza as suas experiências alucinatórias quando tomou mescalina.

Thomas Pynchon – O Arco-Íris da Gravidade - O romance foi publicado pela primeira vez em 1973. Desde então, tem sido considerado como uma das maiores realizações da ficção em língua inglesa de nossos tempos.

Pauline Réage – História do O - obra-prima do erotismo está de volta em edição super caprichada. Lançada na França, em 1954, História de O já alcançou a marca de milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro. Neste clássico do sadomasoquismo, a jovem O se deixa torturar sexualmente para obedecer a seu amante, que diz amá-la tanto quanto ela a ele.

Robert M Pirsig - Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas - é uma epopéia moderna que mudou a mentalidade de toda uma geração e continua servindo de inspiração a milhões de pessoas. Esta narrativa de uma viagem de moto feita por um homem e seu filho durante as férias de verão transforma-se numa odisséia pessoal e filosófica e trata de questões fundamentais do nosso modo de viver. Ecoando todas as confusões da existência, este clássico, emocionante e transcendente, tem por tema a própria vida.

Nenhum comentário: