quarta-feira, abril 02, 2008

Não Estou Lá - I'm Not There (2007)

Todd Haynes (Velvet Goldmine)

É engraçado como reagimos a estímulos e a maior parte das vezes nem nos damos conta. Por algum motivo havia deixado de escrever sobre filmes por aqui. Porque? Não sei. Foi algo premeditado? Não. Afinal sempre prezei ter diversos assuntos jogados neste meu espaço. Então será que minha veia pra escrever estava correndo mais forte, e por isso predominou os textos de minha autoria? Acho que não. Então deixei de ver filmes? Com certeza não. Acho que foi apenas um período de adaptação. A um novo eu, tenho descoberto muitas coisas, e principalmente vivido uma experiência nova e totalmente fantástica, que tem sido conhecer e me envolver cada vez mais com a raposa. Porém as coisas voltam ao eixo, e vou falar de um filme que assisti pela segunda vez nos cinemas.

“Não Estou Lá” foi um dos filmes mais aguardados na mostra do ano passado, na época acabei por assistir em um péssimo dia, cansado, cheio de problemas, dor de cabeça e meio deprimido, e mesmo assim tinha saído com ótimas recordações, agora de fato confirmei que é um filme como poucos conseguem ser. É o que eu gosto de chamar de cinema de verdade, uma experiência que só podemos viver no cinema, não é teatro filmado, não é novela narrada, é uma brincadeira com nossos sentidos, com nossa percepção a tal modo que apenas a magia da sala escura nos pode dar.

Foi bom ver um trabalho de qualidade deste diretor que parece ter ótimas referências musicais. O único outro filme que havia assistido, Velvet Goldmin, havia me deixado com um pé atrás em relação ao trabalho deste diretor, espero que ele só tenha a crescer.

Pitacos a respeito do filme: Cate Blanchett está sensacional, uma aula de interpretação. Ela era o Dylan! Absurdamente fiel o trabalho dela. A trilha sonora é fantástica, mesmo para quem não é fã da obra de Dylan, as músicas escolhidas são ótimas, no geral em versões que respeitam a obra original. Me surpreendi com Richard Gere e Christian Bale, que fizeram com muita responsabilidade suas facetas do personagem. Fotografia incrível, diferenciando os momentos com diferentes formas de filmar, altíssimo nível. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: