segunda-feira, junho 16, 2008

De Cabeça Baixa - Flávio Izhaki

Me peguei num pensamento engraçado esses dias, pensava, no quão moderno e atual é a literatura de gente como o Daniel Galera e Clarah Averbuck, e então parei e conclui, mas esses caras são da geração passada, o que está rolando com quem começou a escrever agora, pós 00, pós iPod, pós Katrina, pós tanta coisa que na real nem faz muita importância, apenas servem de consolo para uma sociedade que gostaria de fazer história.

O livro é bem cru, com uma escrita até bem trabalhada em contraponto a crueza de sentimentos, a crueza das palavras que expoem sem medo o ser humano assustado, perdido, sem rumo, sem coragem de encarar o mundo. O jovem de hoje em dia que não tem bolas de verdade para mandar algo a merda e se jogar no mundo. O jovem hoje que por mais que faça isso, no fundo só está fugindo do real problema. Uma juventude covarde, sem sonhos e sem cara.

Temos um protagonista numa forte depressão por ter seu sonho diluído na dureza que é a vida. Apontado como futura revelação da literatura, nosso protagonista lança um livro que é recebido de forma pífia, ele perde a namorada, perde a vontade de viver e a capacidade de encarar seu fracasso. Foge. Foge pra longe e de todos. Encaramos o momento em que esse personagem recebe uma brusca reviravolta do destino, e se vê obrigado a encarar o passado. Esse fato inusitado, essa total falta de lógica ao se deparar com seu passado ali, vivo e pulsante na sua vida, faz com que nosso anti-herói volte a civilização e parta numa busca por si mesmo.

A grande questão é: como fica a nova literatura? De certa forma, tenebroso, ao mesmo tempo que a internet possibilita uma facilidade incrível, os leitores se acostumam com leitura rápida, para se ver nos intervalos da vida... ao mesmo tempo que muitos podem surgir e se fazer escritor pela rede... ela não colabora para que o lado dos leitores cresça. Ou pelo menos ainda não colaborou. O livro “De Cabeça Baixa” vale a pena, nos leva a pensar seriamente em nossa relação com a literatura.

Nenhum comentário: