sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Desejo e Reparação – Atonement (2007)

Direção – Joe Wright (do mediano Orgulho e Preconceito)

Sentei para assistir esse filme totalmente desavisado de críticas ou opiniões acerca dele. Apenas com uma expectativa acima da média, considerando que o livro que deu origem é um dos grandes livros que já tive a oportunidade de ler. Quando soube que ele recebera algumas indicações para o Oscar e que o diretor era o mesmo do insosso Orgulho e Preconceito, me desanimei um pouco, mas logo tratei de espantar o desanimo e me concentrar no que poderia ser uma ótima adaptação de uma excelente história.

O enredo gira em torno de uma garota de 13 anos, com um gênio pra lá de complicado, que desde pequena já mostra um talento para escrever e procura sempre ser o centro das atrações. Somos jogados em um dia de verão na casa de campo de uma família rica, eles se preparam para receber o filho de volta após uma viagem de negócios. Tudo é mostrado em uma clima agridoce, enquadramentos perfeitos, atuações firmes, atmosfera pomposa... eu achei que tudo isso levou a deixar as coisas bem artificiais, simplesmente não convencendo. A garota de 13 anos faz uma séria acusação a um dos criados da casa, que acarretará em penosas consequências no futuro.

O que me espanta é todo o alarde em torno de algo tão sem profundidade como o que nos é mostrado aqui. Achei superestimada a atriz Keira Knightley (Piratas do Caribe), que apesar de estar melhor, ainda é artificial demais. A menininha realmente dá um show de interpretação, não poderiam ter escolhido criança melhor para o papel. A falta de grandes filmes no circuito Hollywoodiano, realmente faz com que este longa tenha certo destaque, e dentro dos padrões da indústria de cinema, com certeza é um filme que vai agradar muita gente.

Porém, aqui fica minha dica, se quer mergulhar nesta maravilhosa história, leia o livro. Chama-se Reparação e é do Ian McEwan, utilize o link para comprar no Submarino, vale cada página lida. Quanto ao filme, se você é um frequentador casual das salas escuras, e não muito amante dos livros, vá e aproveite esse filme que pelo menos é muito bem feito.

Nenhum comentário: