terça-feira, janeiro 15, 2008

Wolf Parade - Wolf Parade (2005)

Fuçando em alguns artigos que escrevi no passado, redescobri essa indicação de uma banda que fazia tempos que não escutava. Ainda vale muito a pena, o texto é antigo mas a recomendação continua de pé. (PS. Agente aprende com o tempo a escrever melhor, muita coisa aí eu não faria mais. Engraçado ler novamente coisas de anos atrás.)

"Wolf Parade é como um cão retardado com quatro cabeças" é assim que o líder da banda os define. Formada em Montreal, Canadá em 2003, tiveram o primeiro show abrindo para o Arcade Fire. Uma bela maneira de começar uma banda. Em 2004 eles gravaram e lançaram por conta própria um EP com quatro musicas que fez um bom sucesso local. Não demorou muito para os empresários da Sub Pop os perceberem e contrata-los. Em julho de 2005 eles lançaram o EP pela gravadora, era uma forma de introduzir a banda oficialmente. Logo em setembro, foi lançando o primeiro álbum da banda. Era um dos lançamentos mais esperados na terra natal.

O disco conseguiu manter a energia e beleza de seus eps anteriores. A banda usou muito bem o seu produtor, buscando nele detalhes e informações sobre como soarem mais vivos e atingirem um patamar maior na cena Indie Pop. Spencer King e Dan Boeckner ambos cantam de uma forma que lembra bastante bandas recentes como The Shins, Clap Your Hand And Say Yeah e Hot Hot Heat. Um modo que muitas vezes lembra o David Byrne do Talking Heads.

“You Are A Runner And I Am My Father’s Son” e “Shine a Light” são as duas musicas aproveitadas de seus eps, receberam um tratamento diferente, uma nova produção porém sem mostrar grandes modificações na estrutura mostrando que as musicas já estavam prontas mesmo a muito tempo.
As baladas do disco ficam por conta de "Modern World", "Dinner Bells" e "Same Ghost Everynight", destaque para essa ultima cantada de forma emocionante. As três baladas são muito bem colocadas no disco, fazendo com que o pique não caia de forma alguma.

"Grounds For Divorce" é um dos grandes destaques do disco, com uma guitarra bastante cativante, e um vocal divertidíssimo. Impossível não se apaixonar pelo som da banda ao ouvir essa faixa.
"We Built Another World" e "Fancy Claps" são duas faixas agitadas, que completam o album sem deixar o nivel cair. "Dear Sons And Daughters Of Hungry Ghosts" abre a seqüência final de musicas que é de sensacional. A faixa tem uma melodia alto astral, impossível não querer sair cantando a musica depois de algumas vezes que voce ouve. Com direito a back vocals e uma bateria com uma levada deliciosa.

"I’ll Belive In Anything" é uma faixa mais lenta mas mais uma vez com uma melodia sensacional. "It’s A Curse" tem uma guitarra muito interessante, combinada com o teclado.
A ultima faixa é "This Heart’s On Fire", que chega quando voce acha que a banda já não tem mais o que mostrar. A musica é contagiante, pulsante, cativante e muitos outros entes. O vocal gritado no final vai anunciando o fim de um dos mais felizes lançamentos de 2005.

A banda admite o seu amor pela musica dos últimos 30 anos. De Bowie a Pixies, passando por Talking Heads, e sem esquecer coisas mais recentes como o próprio Arcade Fire. Se voce ainda não ouviu, vale a pena dar uma conferida nesse inicio de 2006 antes dos grandes lançamentos desse ano.

Nenhum comentário: