domingo, janeiro 20, 2008

100 livros que toda criança deveria ler.

Sabe, algo que tenho a agradecer ao meu pai foi o hábito de ler para mim desde bem criança antes de dormir. Não se foi isso que me despertou o gosto imenso, a paixão, o vício pela leitura, mas deve ter ajudado. Agora lendo a versão Online do jornal inglês Telegraph me deparei com uma matéria excelente sobre os 100 livros que todas crianças deveriam ter contato. Acho que algo assim deveria ser feito aqui no Brasil também pois nossa realidade é outra e mesmo porque devemos valorizar a ótima literatura brasileira.

Não vou falar dos 100 livros, mesmo porque a lista está aqui.

Vou comentar alguns desses que realmente considero grandes livros:

Eles separam os livros em três sessões por idade, vamos lá.

Crianças mais novas:

Dos gringos me chamou a atenção, Ursinho Puff, mesmo porque não conheço talvez por nome as obras britânicas ali apresentadas, porém a idéia é óbvia: João e Maria, Branca de Neve, Sítio do Pica Pau Amarelo, contos de fada em geral.

Crianças dos 7 aos 12:

O Castelo Animado da Diana Wynne Jones é um ótimo livro, ganhou uma linda versão animada que não me recordo o nome agora, porém creio que é o mesmo diretor de A Viagem de Chihiro.

Tintin: Antes de se tornar o ótimo desenho animado, Tintin era uma série ótima de livros ilustrados.

O Homem de Ferro de Ted Hughes é outro clássico maravilhoso. Lindo mesmo.

Peter Pan de JM Barrie, esse foi um dos meus preferidos. Maravilhoso.

Harry Potter. Sim porque não? Para aprender a ler a criança tem que desenvolver gosto pela história e hábito, e as histórias do bruxo são pra lá de cativantes e empolgantes.

Crônicas de Narmia. Outro universo fantástico que prende a criançada na leitura.

A Bússola Dourada e os outros dois. Grande história, na mesma linha dos anteriores.

Adolescentes:

Alice No País das Maravilhas. Lindo, até hoje vez ou outra pego pra ler novamente.

O Hobbit do Tolkien também tem um universo fantástico. Vale a pena.

E muitos outros. Eu achei que deixaram de fora: O Senhor das Moscas e o Apanhador no Campo de Centeio.

Isto não é um guia propriamente dito para a criança crescer e gostar de ler, e sim recomendações de grandes livros que tem como intuito desenvolver o gosto pela leitura. Essencial em uma sociedade aonde cada vez mais o gosto pela leitura é tachado como chato.

Nenhum comentário: