1970 foi um ano foda para a música, o sonho finalmente tinha acabado, os Beatles oficialmente estavam separados, os primeiros discos solos começavam aparecer, e não era de se espantar em ver trabalhos elaborados e cheios de qualidade. A auto censura dentro do quarteto de Liverpool devia ser tanta que músicas sensacionais aparecerem nestes primeiros trabalhos solos, são em grande parte dos casos sugestões para os próprios Beatles negadas. Basta dizer que temos neste ano McCarney, All Things Must Pass e Plastic Ono Band. Três dos maiores álbuns de carreira solo da história.
Por hoje vou me ater ao primeiro trabalho pós Beatles do John. É um trabalho pra lá de introspectivo, tratando de vários traumas da infância do garoto Lennon. O que vemos aqui são gritos primais contra instituições e ídolos. Canções com letras afiadas como Working Class Hero, que joga sua crítica ácida sobre a sociedade. Ou mesmo a superação e busca por novas crenças como em God aonde John desabafa não acreditar nem mesmo nos Beatles.
O disco tem diversas faixas levadas no piano, violão e com um clima pra lá de intimista, mesmo assim achando alguns lugares para guitarras gritantes e gritos de liberdade. Uma curiosidade interessante é o fato de se observar de fato as divergências musicas que cada Beatle começava a tomar logo no ínicio da carreira, e mesmo assim conseguir achar diversos fios condutores.
Destaques: Mother, Isolation, God, Working Class Hero, Well Well Well, I Found Out e Hold On
terça-feira, janeiro 29, 2008
John Lennon - Plastic Ono Band (1970)
Marcadores:
discografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário