segunda-feira, dezembro 24, 2007

Once (2007)

Direção - John Carney

Que filme maravilhoso, divertido e tocante. É engraçado como é um musical por definição, porém não tem nada do que um musical costuma ter. A dupla de personagens principais são músicos e assinam a belíssima trilha sonora. A atuação totalmente naturalista por parte do enredo em geral deve se dar em conta do fato de não serem atores por excelência que realizam o trabalho, fato que reforça um ponto que sempre adoro abordar, quem é ator? Aquele que ganha a carterinha do curso? Ou aquele que encara a vida como um palco? Aqueles tantos solitários que fazem parte do grande drama moderno.

A história? O que pode ser mais simples do que um técnico de aspiradores de pó que nas horas vagas vai a rua tocar suas músicas em busca de algum trocado, que esbarra com uma imigrante que vende flores, gosta das músicas dele e tem um aspirador quebrado? Sim, apartir deste ponto de partida bastante simples, temos uma história bonita, real e cheia de sentimento.

Sabe aquele laço invisível que as vezes une duas almas? Aqui nada mais é do que o amor pela música e o modo como duas almas fragilizadas encaram o mundo. Isso é suficiente para resultar em belas canções e momentos memoráveis. Quanto a trilha, é realmente de primeira qualidade, muito boa, lembra bastante Damien Rice.

O final do filme me deixou meio sem ar, vou me refugiar no meu telhado prefirido, ler alguma coisa e tomar o vinho que faturei no natal da empresa. Boas festas a todos.

Um comentário:

Adalton Silva disse...

Opa!

Acabei me esbarrando no seu blog, procurando um poster do Once.

Sim, sim, sim, um filme muito legal que assisti hoje. E só não comento mais porque estou alcoolizado.

Até mais!