terça-feira, maio 27, 2008

O Homem Dos Olhos Dançantes - Sophie Dahl

Sophie Dahl, outrora a guria que deu pro Mick Jagger, ou a modelo bonitinha que podia estampar propagandas da moda rocker mundo a fora, surpreende nesse pequeno livro.. De mil possibilidades ela escolheu escrever. E escreveu um pequeno conto de fadas moderno. Estamos realmente falando de um conto de fadas, sem tirar nem por o que leram pra gente quando criança. João e Maria, O Patinho Feio, Cinderela, A Bela Adormecida, todos esses contos que tripularam as viagens de nossa infância são clara cama pra Sophie deitar e rolar.

De maneira curta e direta, entramos em um pequeno conto sobre uma garota, que se apaixona, consegue seu homem, briga, se separa, tenta fugir do amor não correspondido e como todo conto de fadas pede, volta ao seu homem no final e resolve o desentendimento e vivem felizes para sempre.

Não é nada profundo e nada intelectual, mas é bonito, divertido e porque não poesia? Um delicioso passeio pelo lado que anda morrendo em nós, um passeio inocente e sem compromissos por uma terra de sonhos, devaneios e sem precisar apelar para violência ou para a competição que hoje é tão utilizada nos desenhos para crianças. Sei lá, todo mundo quer uma pessoa de olhos dançantes e ervilhas-de-cheiro. Ela apenas traduziu num conto que todos deviam ler... inclusive as crianças.

Nenhum comentário: