segunda-feira, maio 12, 2008

Não Sobre O Amor - Felipe Hirsch

Não sobre o amor, é uma peça sobre o amor. Chega a ser quase irreal o fato de termos uma história onde nada acontece porém o clima, a atmosfera da gélida russa toma conta de todo o espaço intimista preparado para o espetáculo. Temos cartas de amor, mas rodeadas por um estranho temor do vazio da escritura amorosa e da repetição de palavras viciadas, criando texturas bem diferentes do convencional.



"Estou escrevendo cartas para você e, ao mesmo tempo, estou escrevendo um livro. E o que está no livro e o que está na vida ficaram uma confusão incurável"

A velha dúvida, aonde começa a ficção, aonde o amor deixa de ser invenção literária e se torna combustível vital da sobrevivência da raça humana. Em certo momento uma luz no fim do túnel é oferecida. O sentimento tornasse muito mais real depois de pronunciado.

Os temas da peça estão todos lá: relações amorosas, a memória, estado de procura por si mesmo, perdição na vida e o ato de criação literária. Porém tudo é muito mais nebuloso, nada nos é entregue de forma direta e clara. Tudo vem com imagens e embaralhado. Embaralhado da mesma forma que o cenário está montando sem lógica física. A cama na posição vertical, a cadeira pregada na parede, a lâmpada no chão, a janela no teto. Tudo serve de detalhe deliciosos para apreciação do público. A escolha da sala pequena não foi ao acaso. A proximidade do público com o palco, a bagunça do cenário e as possibilidades mil oferecidas pela direção fazem o espectador mergulhar hora na viagem cênica por completo, hora nas complexas propostas de cenário e corpo dos atores, ou hora no denso texto das cartas narradas.



Uma peça delicada, para ser degustada lentamente e principalmente, para se entregar e deixar que a viagem proposta pela Sutil Companhia de Teatro aconteça sem premeditações. O trabalho dos dois atores também é fantástico, tanto na parte corporal aonde desafiam a grávidade e brincam com a nossa noção de perspectiva, como na interpretação de textos tão complicados. O uso de projeções também se mostra certeiro e cada vez mais marcante na carreira do Felipe.



Ficha Técnica
Não Sobre o Amor
Adaptação e direção: Felipe Hirsch e Murilo Hauser
Elenco: Leonardo Medeiros e Arieta Corrêa
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Preço(s):R$ 15,00.
Data(s):Até 6 de julho de 2008.
Horário(s):Quinta a Sábado às 19h30m / Domingos, 18h
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo – SP
Telefone: (11) 31133651
Cartões: Visa |Mastercard |Credicard

Nenhum comentário: