segunda-feira, maio 05, 2008

Juno - Juno (2007)

Diretor - Jason Reitman (Obrigado Por Fumar)

Existe uma tênue linha que separa os filmes de uma estrita ficção somente passível de acontecer nas telas do cinema e a imitação da realidade. Digo isso pois, uma coisa é ir aos cinemas e assistir filmes como Indiana Jones, por exemplo, um filme que não busca retratar a realidade, usa e abusa de recursos cinematográficos e cumpre com excelência o seu papel. Inclusive estarei nas estreias do quarto filme da franquia. Agora temos outro filão de filme que são as histórias reais, filmes que não buscam a fantasia, se apoiam firmemente ao cotidiano do planeta terra. Exemplos como “Na Natureza Selvagem (Into The Wild)” provam que retratar a vida com um olhar poético pode ser algo maravilhoso também. O que mais me incomoda nos filmes que são os filmes que não nos entrega nada de fantástico, buscam ser reais e factíveis e fazem tudo isso sem o menor tempero. Exemplo agora do tão falado “Um Amor Para Recordar (A Walk To Remember)”, filme que só não me fez chorar de desgosto por ter dormido antes, tentando ser dramático ao extremo e pegar as pessoas pelo coração, não convence com atuações pouco sinceras e diálogos pouco convincentes.

Juno brilha nesse aspecto de sinceridade de diálogo, eu busquei expressões e não achei outra se não um filme extremamente sincero, que difere e muito da enxurrada de outros filmes com a temática girando em torno de adolescentes. O filme tem seus defeitos, não tem um excelente roteiro e por vezes se deixa levar em alguns modismos ditados pelo “tal cinema alternativo”. Um dos pontos pra lá de interessantes é a direção de arte, que acertou em cheio, deu uma identidade pro filme e provou de forma singela que não se precisa de muito para demonstrar bom gosto. A atuação de Ellen Page também é um ponto positivo e nos vende a idéia do drama passado pela personagem. Sem contar a trilha sonora que tem todo seu charme a parte e combina perfeitamente com o clima do filme.

Em meio a tantas bombas que tendem a sair do cinema dito alternativo, temos um belo exemplo de como fazer cinema, simples, sincero e cativante.

Nenhum comentário: