sexta-feira, julho 06, 2007

The Smiths - The Queen Is Dead (1986)

Se antes os Sex Pistols deram um soco na cara da Rainha da Inglaterra ao cantar o hino "God Save The Queen" em uma versão escrachada e incabível para os padrões britânicos agora o Smiths enterrava a Rainha de vez ao lançar um disco com o titulo "The Queen Is Dead". É o terceiro álbum da banda, e por muitos considerado seu trabalho supremo. Muitas listas de renomadas revistas e críticos sempre apontam este disco entre os melhores, quando não o melhor disco da história.

O disco foi gravado durante o longo ano de 1985, onde uma extensa turne britânica e norte-americana dividiam o tempo da banda com as gravações. O stress da agenda lotada e os vários problemas decorrentes do mesmo, do abuso de drogas, de problemas com a gravadora acabaram por desgastar muito o ambiente que acabaria com o desmanche da maior banda da década perdida, eles não chegariam a completar o próximo álbum como uma banda só.

Este grande trabalho começa com The Queen Is Dead, talvez a faixa mais agitada do disco. Um ataque direto a Rainha, bastante cru, talvez esta seja sua força. I Know It's Over é talvez uma das baladas mais tristes e bonitas escritas na história. There Is A Light That Never Goes Out é tocada ainda hoje repetidas vezes pelos aparelhos de som mundo a fora. Bigmouth Strikes Again, além de ter uma cover que muitos louvam pelo Placebo, ainda é tema de muitas danceterias alternativas. Enfim um disco para se escutar do início ao fim.

Destaques: The Queen Is Dead, I Know It's Over, Cemetary Gates, Bigmouth Strikes Again, The Boy With The Torn In His Side, There Is A Light That Never Goes Out, Some Girls Are Bigger Than Others. Sim eu ia citar todas, mas vamos nos segurar um pouco.

3 comentários:

Thais disse...

"There is a Light the Never goes Out" foi parte da playlist do meu casamento. E "Some Girls Are Bigger Than Others" e minha queridinha, ja escutou a versao do Supergrass? ;)

John disse...

Ummm já escutei a versão do Supergrass sim claro, o problema são questões pessoas para com a banda rs. nao me dou bem com eles.

Ferr disse...

tarefinha dificil escolher as melhores desse disco mesmo.