quarta-feira, julho 11, 2007

Nick Drake - Five Leaves Left (1969)

Se corre sangue na sua veia, Nick Drake é capaz de fazer você se arrepiar até a alma. Existe aquele pequeno grupo de músicos que durante sua carreira, nunca foram reconhecidos e tratados com devido respeito. Mesmo Velvet Underground, Joy Division, Syd Barret e Big Star só foram reconhecidos depois de muito tempo. São pessoas, bandas, almas muito a frente do seu tempo, uma percepção torta da realidade, que as vezes não é de fácil compreensão.

Nick Drake, começou a se dedicar a música em 1967, ao mesmo tempo que começou um interesse profundo por literatura. E em 68 depois de se apresentar em alguns festivais de folk, arranjou um contrato para gravar um disco. Aqui que nasce o Five Leaves Left disco lançado no ano seguinte.

O tímido rapaz de mais de 1,90 de altura, criou uma seleta coleção de melodias e harmonias que carregavam um profundo tom de tristeza, e uma beleza extremamente rara. É um disco ímpar, algo que surge uma vez a cada década. Vale cada faixa, cada palavra cantada, cada nota tocada.

Destaques: River Man, Fruit Tree, Day Is Done e Three Hours.

Nenhum comentário: