segunda-feira, julho 09, 2007

The Stooges - The Stooges (1969)

"All Right"

Enquanto muitos ainda curtiam toda a "Flower Power" alguns já começavam a mostrar o lado sujo e soturno do sexo, drogas e rock n' roll. Assim como "Velvet Undeground", eles faziam um som muito a frente da sua época. Algo cru, direto e alto, quanto mais alto e mais sujo era melhor. Tudo porque quero ser seu cachorro. Logo na segunda faixa do álbum de abertura, Iggy gritava a todo os pulmões "I Wanna Be Your Dog". Pais do punk, alternativo, indie, e praticamente todos os estilos de rock que vieram depois. São basicamente junto com Velvet, Beatles, Stones e Bowie a base para o que ouvimos no rock hoje.

Exagero? Na verdade acho que estou até sendo um pouco modesto, se tratando do Iguana e sua trupe. O disco de estreia deles é uma sucessão de grandes músicas. Mixagens estranhas, sentimentos controversos, e principalmente muita originalidade.

Momento ilustrado: Lembro-me até hoje, um amigo meu do colégio, era daqueles super tímidos, que a galera da sala adorava pegar no pé, pela aparência um tanto quanto nerd. Depois das ferias ele voltou outro, tinha mais personalidade, andava cheio de estilo, encarava quem zoava ele, e sempre com um discman e seus fones. Todos estranharam, perguntei a ele depois de alguns dias: "Cara, que se tá escutando?" e ele respondeu seco: "No fun, porra, agora não enche", quando eu disse que curtia Stooges, ficamos amigos. Hahaha. Salve Ricardo! Saudades cara.

Coloque-se em 1969, tomando essa porrada de som na cabeça, muitos Ricardos surgiram daí.

Destaques: 1969, No Fun, I Wanna Be Your Dog. São as mais conhecidas, mas o disco é fantástico. Real Cool Time é minha preferida do momento.

Nenhum comentário: