terça-feira, julho 17, 2007

E La Nave Va (1983)

Direção - Fellini (Piada de mal gosto tentar escolher os preferidos, porém: A Doce Vida, Oito e Meio, A Estrada da Vida, As Noites de Cabiria, Julieta dos Espíritos, ainda preciso ver mais coisas dele.)

Creio que o primeiro grande fato que chama atenção deste incrível filme é que foi rodado inteiro dentro do estúdio, justamente o cineasta do país que levou o cinema para as ruas, e Fellini ainda faz questão de mostrar ao espectador que é rodado dentro do estúdio.

Curiosidades a parte, é um dos filmes mais interessantes do cineasta. A sinopse é bastante simples, uma famosa cantora de opera morreu, e seu desejo era ser enterrada na ilha onde nasceu. Os amigos então embarcam todos em um navio e partem para este fúnebre cortejo. Um repórter abordo trata de nos apresentar as mais bizarras e exóticas figuras que estão abordo. Essa é a premissa inicial, o resto é história, vale a pena ser conferido.

Existem paralelos que podem ser traçados, o filme é quase o decreto do fim de uma era do cinema, sutilmente mostra que o cinema passava por modificações drásticas e que nunca mais seria o mesmo.

Destaque para a linda trilha sonora.

Pelo menos o Rinoceronte dá um leite magnifico.

Nenhum comentário: