quarta-feira, julho 25, 2007

Radiohead - Kid A (2000)

Kid A é o quarto álbum da banda Radiohead, o sucessor do clássico absoluto OK Computer, foi lançado em meados de Outubro de 2000, e foi um sucesso de vendas, graças a grande expectativa em torno do que viria depois da obra prima de 1997. Três anos é muito tempo de espera, e como nenhum single ou video foi lançado para a promoção deste disco, muito foi especulado, e inclusive um suspeito vazamento do disco na Internet ajudaram a criar um ar de mistério e interesse em torno desta obra.

Apesar de ter sido um sucesso comercial e ter ganho prémios como o Grammy (melhor álbum alternativo) poucos críticos se arriscam a explicar o porque disso. É um dos trabalho mais desafiadores de se entender, ausência de guitarra, distanciamento, melancolia, experimentação ao máximo, são fatores que ajudam e muito a ser o trabalho de difícil assimilação.

Uma ode contra a sociedade moderna, um protesto contra a deselegância burra pré-colapso do capitalismo. Mas não mais da forma seca que transformava o ouvinte em um andróide paranóico que a vida consumista ironicamente o consumia. Assim chegando a algo muito mais próximo do mundo real do que antes: algo árido, tenso, pós-rock, ermo.

Infelizmente, ironicamente e graciosamente se me pedissem para tentar resumir a sociedade moderna para um extraterrestre eu lhe mostraria esse disco.

Destaques: Everything Is The Right Place, The National Anthem, How to Disappear Completely e Idiotheque.

Nenhum comentário: