domingo, junho 17, 2007

PJ Harvey - Rid Of Me (1993)

Lick My Legs I'm On Fire, Lick My Legs Of Desire.

Quem nunca se perguntou quais discos levaria para uma ilha deserta? Respondo de prontidão Rid of Me da PJ e outros. Não sei se é pelo drama a flor da pele do disco, pelo sentido de emergência que passa, pela sonoridade unica ou pelo trabalho com as letras excepcional.

Obrigatório é pouco para um disco como este. Polly Jean Harvey, mostrou em plena revolução grunge, como se faz música de verdade. Sem tirar o mérito do cenário de Seatle que também nos trouxe muitas coisas boas.

É bem claro PJ entrega um manifesto feminista (ou pós-feminista) com fortes flertes com o punk. O disco pode ser considero um trabalho levado ao extremo. Forçando o trio que acompanha Harvey e ela a buscarem as mais diversas sutilezas a cada faixa. Sutis como guindaste sim, mas ainda sim sutis.

Não é um disco de fácil audição, ele é por muitas vezes tortuoso e complexo. Muitas vezes simples ao ponto de ter mundo por trás. É um disco que nos convida para um passeio que poucos vão querer fazer. Mas que vale cada passo.

Destaques: Rid Of Me, 50th Queenie, Snake, Man-size e Missed.

Nenhum comentário: