terça-feira, junho 12, 2007

Marie Antoinette - Maria Antonieta (2006)

Diretora - Sofia Coppola (Encontros e Desencontros e Virgens Suicidas)

Demorei bastante pra assistir esse novo filme da Sofia, mesmo sendo fã dos dois trabalhos anteriores, o acaso me manteve loge dele. Porém antes tarde do que nunca.

Acho fabuloso como a Sofia teve sensibilidade para primeiro filmar uma pequena e típica cidade americana, depois uma metrôpole como Toquio, e agora a França do século 18. Ponto altíssimo para a fotografia e a trilha sonora, destaque também nos trabalhos anteriores. Um filme é um deleite visual.

Outro ponto que me chamou muita atenção é que o roteiro é super atual. Fiquei na dúvida se ele foi adaptado pro século 18 com maestria ou se nós realmente não mudamos nada.

Agora a Sofia não conseguiu de forma alguma repetir o nível das atuações de seu trabalho anterior. Kirsten Dunst se esforça mas não convence e Jason Schwartzman é um que nunca me convenceu. Achei as atuações bastante sem sal. Porém o filme merece uma revisitada, talvez essa ídeia de atuações fracas seja parte do contexto.

Como admirador da obra de Sofia, considero esse o ponto mais fraco da curta carreira dela, com pontos positivos, ainda muito melhor do que o circuito mais comercial tem mostrado.

Vamos esperar pela próxima viagem ao mundo de Sofia (sic).

Um comentário:

Sofia disse...

Olá!
Procurando infos sobre tradução na net, encontrei seu blog. Interessante foi encontrar esse seu post sobre o filme de Sofia Coppola. Me identifiquei..Demorei tb bastante pra assistir, o que aconteceu no começo do mês passado. Adoro o Encontros e desencontros, acho sensível e intimamente belo. Sobre o Maria Antonieta, tive a mesma reação. A atuação não me convenceu, e acho que a edição e sincronia de tudo no Lost in Translation é melhor que no Maria Antonieta. Ainda assim, também quero vê-lo novamente, abstraindo a primeira impressão e deixando de lado o olhar crítico para a atuação. Como vc disse, quem sabe isso não seja parte do contexto?
abraços,
Sofia