terça-feira, junho 26, 2007

Grandes Peças. Teatro Mundial.

Outro dia conversando com um amigo, ele pediu uma lista de grandes peças teatrais, e na hora me peguei com uma dificuldade imensa de falar algumas peças, sem recorrer as montagens que eu tivesse visto recentemente. Então sentei com calma junto aos meus livros, reli bastante trechos, lembrei bastante e recorri a conversas com antigos colegas do teatro, para montar essa pequena lista de peças do teatro de mais alto nível.

É claro que seria muita audácia minha definir isso como uma lista definitiva. Porém é sim uma lista de grandes peças que me agradaram muito de ler ou assistir em algum momento. Separei algumas gregas no final. Vale lembrar que qualquer peça do Shakespeare é essencial, por isso nenhuma foi citada.

Todos Eram Meus Filhos – Arthur Miller
Gata em Teto de Zinco Quente – Tennessee Williams
A Morte do Caixeiro – Viajante – Arthur Miller
Casa de Bonecas – Henrik Ibsen
À Margem Da Vida – Tennessee Williams
A Louca de Chaillot – Jean Giraudoux
Nossa Cidade – Thornton Wilder
Um Bonde Chamado Desejo – Tennessee Williams
Anjo De Pedra - Tennessee Williams
A História do Zoológico – Edward Albee
Panorama Visto da Ponte – Arthur Miller
A Alma Boa de Set-Suan – Bertolt Brecht
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Seis Personagens Em Busca de um Autor – Luigi Pirandello
A Dança da Morte – Strindberg
Bodas de Sangue – Garcia Lorca
As Três Irmãs – Anton Tchekhov

Um pouco de teatro grego:
Eurípedes – As Troianas (é considerada base do teatro moderno.)
Antígona – Sófocles
Édipo Rei – Sófocles
Os Sete Contra Tebas - Ésquilo

Se alguém conhecer alguma peça destas e quiser comentar, será um prazer.

2 comentários:

O Diario da Pri disse...

oih...meu nome e Priscila,qria primeiramente dar os Parabens pelo Blog. E gostaria de te pedri,se vc tiver a peça ´´A margem da vida´´ DE Teennesse Williams. Estou fazendo um trabalho no Teatro,e preciso mto da peça. Sera q vc poderia me mandar??! Se vc tiver e claro.

Um abraço
email:priscila_braz@yahoo.com.br

Priscila.*

Unknown disse...

Bom... entrei pela primeira vez no seu blog e achei bem legal... Existem outros textos fantásticos com:
A CANTORA CARECA - Ionesco
O DEFUNTO - René de Obaldia
O CALIFA DA RUA DO SABÃO - Arthur Azevedo
O INSPETOR GERAL de Gogol
A INTRUSA de Maurice Maeterlinck
UMA ESPECIE DE ALASKA de harold Pinter
Fale-me como a chuva e deixe que eu ouça de tennessee williams

Sei lah...

Se quiser saber mais alguma coisa sobre teatro favor enviar e-mail para: rodrigo.motta@pop.com.br

Faço parte de uma companhia de teatro em Brasilia e por ano montamos no mínimo 25 peças desde a tragédia grega até o teatro comtemporâneo...

Abraços,

Rodrigo Motta
Ator