sexta-feira, junho 22, 2007

Nina Simone - High Priestess Of Soul (1966)

Uma das maiores cantoras que já passou por esse mundo. Não é exagero algum ouvir isso a respeito da Nina Simone. Este é o primeiro disco a vir parar neste blog mas com certeza não será o último. Uma cantora que passeia com sua voz única através do Jazz, Soul, Blues, Gospel e Pop sempre consegue nos sensibilizar por um dos vocais mais fortes já gravados.

Talvez este seja o trabalho mais completo dos anos 60. Época que Nina estava no auge, gravava shows marcantes e cometeu este pequeno pecado para as nossas almas. O álbum pode ser divido em dois tipos de material, um mais introspectivo e mais focado no imenso alcance vocal da cantora, o outro está nas canções mais pop e esse ainda que muito bom perde um pouco em impacto em relação ao anterior.

Todos que querem conhecer essa cantora mais do que única, devem também procurar seus trabalhos ao vivo, pois ela era sempre lembrada como uma diva (ou o diabo em pessoa) ao vivo. Todos tentam, ela era a música em pessoa quando tocava ao vivo.

Dos trabalhos de estúdio este é meu preferido. Prepare-se para escutar do mais refinado jazz a influências africanas e arranjos soberbos por parte de Hal Mooney. Outro disco visceral desta cantora é "Nina Simone Sings The Blues", além dos discos ao vivo como "In Concert", "At Carnegie Hall", "At Village Gate" e "At Town Hall"

Destaques: Don't You Pay Them No Mind, Take Me to the Water, I'm Going Back Home, He Ain't Comin' Home No More, Come Ye e Work Song.

Nenhum comentário: