terça-feira, agosto 21, 2007

Ratatouille - Ratatouille (2007)

Direção - Brad Bird (Os Incríveis, O Gigante de Ferro e 2 episódios de Simpsons).

A muito tempo que já sabemos que as animações chegaram a um nível que transcende o universo infantil e muitas vezes se mostra algo mágico para todas as idades. Brad já havia demonstrado isso em Os Incríveis, um filme muito divertido, cheio de referências para os adultos e ao mesmo tempo bastante direto no quesito entretenimento para os mais jovens. Agora subimos a um novo patamar. Ratatouille é um dos melhores filmes do ano. Esta animação quebrou a separação entre filme e animações, eu falo sem medo nenhum de estar cometendo alguma injustiça: Ratatouille com certeza vai ser muito melhor que o filme que levará o Oscar ano que vem, porque imagino que a estatueta de melhor animação fique por aqui, espero!

Remy é um jovem rato que diferente de sua família não se contenta em buscar no lixo sua refeição. Ele prefere criar, buscar e achar novas sensações e sabores, ele é um artista, um apaixonado pela arte da culinária. Ele vivia no campo em sua colônia até que precisando fugir se perde dos parentes e vai parar sozinho em Paris. Para então ajudar um jovem atrapalhado sem futuro algum no seu novo emprego em um renomado restaurante. A premissa é essa, mais revelações iriam estragar o filme.

O filme é tratado com um sentimento único e algumas cenas beiram obras de arte dos mais renomados diretores. Remy sentindo os sabores de um Cogumelo flambado, seu pobre irmão quase sentindo o mesmo, o orgasmo de cores que é quando a pessoa sente aquele momento de mágica, quando um dos personagens volta a infância por sentir um sabor em especial, a trilha francesa, a linda fotografia...

Altamente recomendado, alguns poucos cinemas ainda estão exibindo, o Espaço Unibanco eu sei que ainda está em cartaz. Aconselho que assistam na tela grande.

Nenhum comentário: