quarta-feira, agosto 22, 2007

Antony and The Johnsons - I Am A Bird Now (2005)

Ontem saiu a programação do TIM Festival, e confirmando o que eu já imaginava, os destaques mesmo serão a Bjork e o Antony. Não faço muita questão de ver as outras bandas, talvez exceto a Cat Power que será um show que vou assistir sem criar muitas espectativas.

Pra mim o principal da música é o sentimento, assim como o motivo da vida, da arte é capturar esses sentimentos e aproveitar cada segundo deles. Músicos sensíveis sempre chegaram a um status diferente: Nina Simone, Morrissey, Kurt Cobain, Cazuza e Nick Drake são apenas alguns exemplos de pessoas extremamente sensíveis e que conseguiram canalizar isso tudo em forma de música, cada qual com sua loucura. Antony é um personagem enigmático transpira sensibilidade, algo a flor da pele - é quase como se ele senti-se por todos e expressasse não só os sentimentos dele e sim da humanidade toda - algo quase sublime, uma sexualidade forte, e muito mais importante do que isso: uma presença avassaladora, controversa e principalmente que incomoda. Sim Antony incomodou muitos e não teve um caminho fácil para chegar aonde está hoje. Ele fez muitos criticarem seu visual, e muitos chorarem; muitos como o Lou Reed que chorou ao ver este, então ainda garoto, debulhar confissões no piano.

I Am A Bird Now é o seu segundo trabalho de estúdio, lançado em 2005, ganhou diversos prêmios e foi para este que vos escreve o melhor disco do ano. É um trabalho cheio de nuancias belíssimas, sutilezas que quase nos sufocam, que dão aquele nó na garganta. A voz forte e assustadoramente parecida com a de ninguém menos que Nina Simone conduz o ouvinte por um caminho amargo de uma grande perda ou de um grande depressão, porém um caminho lindo e tocante. A sinceridade que o disco soa é de fazer qualquer um se mover, impossível não tomar posicionamento perante tal obra. Mesmo os que se incomodam por não estarem no estado de espirito pra tamanho viagem nostálgica por sentimentos que todos já passaram.

Destaques: Hope There's Someone, My Lady Story, For Today I Am a Boy, You Are My Sister, What Can I Do? e Fistful Of Love (Maravilhosa).

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, amigo, Muito bom isso aqui. Queria a tradução de Antony And The Johnsons - Hope Theres Someone. Bj.