segunda-feira, agosto 20, 2007

Enconstros e Desencontros - Lost In Translation (2003)

Direção - Sofia Coppola (Virgens Suicidas e Maria Antonieta)

Primeiro gostaria de comentar a importância deste post, eu infelizmente, tenho uma terrível mania de começar coisas e não ir até o fim. Assim foram outros dois blogs, algumas bandas, alguns projetos. Porém desta vez consegui, estou chegando ao centésimo post. Ainda achando meu rumo, mas eu não preciso de muito dinheiro, graças a Deus, e não me importo honey. Sim, eu ando muito a flor da pele, e esse blog ajuda de muitas formas. Eu reservei para esse post tão especial, o filme que batizou este meu pequeno canto, Perdido na Tradução, que foi traduzido para o Brasil como Encontros e Desencontros é um dos filmes que mais me tocou dentro de uma sala de cinema e sim, porque não? Na vida. O que falar de um filme que me deixou tão a flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar? O que falar do filme que me deu o empurrão para ser de vez o que eu amo, teatro, sim Bill Murray me comoveu ao ponto de falar, "mãe, quero ser isso quando crescer.", mesmo o filme mostrando o ator em uma fase decadente.

Solidão, cidade, alienação, reflexões, vida, muita e muita vida. Esse post será sim, só de elogios. A química mais perfeita entre dois atores, duas atuações perfeitas por si e magnificas juntas. Um roteiro moderno, afiado, com o ritmo certo. Silêncios que dizem tudo, o mundo que cada vez mais é regido pelo silêncio, medo e insegurança. Não dá pé, não tem pé nem cabeça. Assisti o filme no Cine Genesi, na nossa querida Av. Paulista, sai pasmo, e fui andando até em casa, ou seja: desci a brigadeiro inteira e andei metade da Av. Santo Amaro. Não dormi naquela noite. O filme diz tudo por si só.

É um post totalmente emotivo, não é uma crítica, e sim um agradecimento a isso que é arte. Arte, toca alma, e esse filme tocou a minha. Agora vou torcer pra minha Charlotte ser quem eu acho que é.

Obrigado.

Nenhum comentário: