Direção: Vittorio De Sica (Shoe-Shine e Umberto D)
O cinema italiano sempre foi um de meus preferidos. Tudo começou com Fellini (leiam sobre o filme “E A La Nave Va” e depois veio uma fila de grandes cineastas que fui descobrindo com o tempo. Demorei bastante tempo para descobrir esse clássico do neorealismo.
A trama do filme é singela e tocante: Antonio Ricci é um desempregado que consegue uma vaga para trabalhar como colador de cartazes, bastava ter uma bicicleta, aí que Ricci parte junto ao seu filho Bruno em uma busca amarga e angustiante pelo seu meio de trabalho. É mostrado como a situação pós guerra deixou a Itália em um estado de caos, sem geração de empregos, com uma classe proletária sofrendo anos a fio sem geração de renda. Tudo é mostrado com muita sensibilidade.
A situação de desespero por um trabalho fica claro quando um funcionário do governo chega para anunciar algumas vagas disponíveis. A população não tinha preparo e as vagas necessitavam um mínimo de conhecimento, a situação fica tão sufocante que a vaga de colador de cartazes era algo nobre o que acaba levando Ricci a esse desespero em conseguir uma Bicicleta. Contar mais seria estragar. O final é estarrecedor.
quarta-feira, setembro 12, 2007
Ladri di biciclette - Ladrão de Bicicletas (1948)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
João,
Primeiro, quero agradecer as suas 2 visitas ao "Luzes da Cidade" e às palavras elogiosas ao meu conto. Eu também gosto do cinema italiano, mas daquele feito por mestres como Visconti, Fellini, Antonioni, De Sica de até uma certa época e tantos outros. Infelizmente, o cinema italiano de hoje está em baixa. Há ainda um Bertolucci (que, na verdade, se tornou mais um cineasta internacional) um Bellocchio (o seu mais recente "Bom Dia Noite") e um Scolla, mas, a meu ver, nenhum desses 3 está à altura de gente como Visconti. E os mais novos, então... É uma pena. Um abraço.
Infelizmente concordo, porém ai vou um pouco mais longe, e ouso dizer que como os mestres de antigamente, restaram poucos, no mundo mesmo. Claro que existem trabalho maravilhosos sendo feitos por ai. Enfim. Continuarei visitando seu blog, gostei bastante. Abraços.
Postar um comentário