segunda-feira, setembro 17, 2007

O Círculo de Giz Caucasiano - Bertolt Brecht (1945) - Manuel Bandeira (1963) - Cia do Latão (2006)

Este título imenso nada mais é do que a justificativa desta maravilhosa peça de teatro que está em cartaz na cidade de São Paulo. Um dos maiores dramaturgos modernos, traduzido por um dos maiores poetas brasileiros tendo sua peça montada por um dos melhores grupos de teatro quando falamos em termos de pesquisa, história e atores. Porém vamos com calma.

Brecht é um dramaturgo alemão famoso por suas peças com fortes críticas políticas e humanas, grandes exemplos não faltam: Um Homem É Homem, A Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny, A Alma Boa de Sun-tzu e muitas outras. Em o círculo de giz caucasiano o mote é que durante a guerra na Georgia alguns camponeses fugindo deixaram para traz um fértil vale, que quando desocupado foi logo invadido e defendido aos dentes por outro grupo de camponeses, que cuidaram do local e inclusive trataram de melhorar criando um sistema de irrigação. A questão é depois da guerra quem é o legítimo dono da terra? Os antigos ou os novos? Sentados para discutir isso, começa uma peça dentro da peça, onde se ilustra essa disputa. Este novo épico.

Manuel Bandeira fez uma tradução impagável e dele nem me cabe falar, é um dos gênios pouco reconhecido em nosso país.

A Cia do Latão é um um grupo de teatro que realiza uma pesquisa aprofundada no “jeito Brecht” de fazer teatro. Já montaram no passado “Santa Joana dos Matadouros” e “Ensaio sobre o Latão” e agora nos presenteiam com essa montagem emocionante. Sim emocionante é a palavra correta, a pela que levou esse aqui as lagrimas duas vezes, está com um elenco de ponta, todos com sua importância e talento e pró do pai palco. Como é emocionante ao final ver os atores agradecendo ao palco. Vale o comentário que a atriz Helena Albergaria simplesmente me deixou até agora sem palavras, ela foi de longe o que de mais tocante eu já vi em um palco.

Quem gosta de viver sentindo que o coração pulsa no peito por mais sentido do que apenas o levar o sangue por ai. Assista.

Aonde?
TUSP - TEATRO DA USP
Rua Maria Antônia, 294
Horário: Sextas e sábados, às 21h e domingos, às 20h
2ª TEMPORADA: 14 DE SETEMBRO A 28 DE OUTUBRO
Local: TUSP -Teatro da Universidade de São Paulo
Endereço: Rua Maria Antonia, 294
Preço: R$ 20,00 (inteira) R$10,00
Duração: 3 h 15 minutos (195 minutos)
Lotação: 136 lugares
14 anos

Nenhum comentário: