quinta-feira, setembro 13, 2007

The Arcade Fire - Funeral (2004)

Como tratar temas tais como a morte, a solidão e a perda? Temas que conspiram normalmente para um trabalho denso, pesado, com um clima cinza e guardado para manhãs chuvosas de sábado. Isso seria o obvio claro, neste primeiro trabalho desta trupe canadense eles realizam praticamente um catarse e expurgam todos os demônios com um disco cheio de energia, belíssimas melódias e muita criatividade.

Funeral é um disco atemporal, poderia ter sido lançado nos anos sessenta e seriam vanguardistas, lançado hoje é um disco ainda sim vanguardistas somado ao saudosismo que vemos em claras referencias a grandes bandas dos anos 60, 70 e 80. Com grande ênfase na década perdida. “Someone told me not to cry”. Um disco antológico que já ficou para a história.

Eles já despertaram figurões como David Bowie e Bono Vox, fizeram um show delirante no último Tim Festival, revolucionaram a forma de mostrar seu trabalho, soltando vídeos aonde a banda tocava dentro de um elevador ou faziam confusão misturando as músicas do novo trabalho e soltando algumas na internet. Lançaram um segundo trabalho bastante autoral e com muita personalidade mostrando terem bastante noção de onde querem chegar. Não preciso me delongar mais para dizer que considero essa uma das grandes bandas da atualidade.

Destaques: Neightboohood #1(Tunnels), Neightboohood #2 (Laika), a belíssima Crow Of Love e Wake Up.



Para quem quiser ler uma postagem interessante sobre o outro disco da banda. Cá está.

Momento fã:
Uma apresentação com a faixa Neon Bible do mais novo álbum seguida da poderosa Wake Up em uma versão linda, 15 minutos que valem a pena:

2 comentários:

Carol disse...

A primeira vez que ouvi o Arcade Fire foi em 2005, logo após os shows do TIM Festival (por recomendação de um amigo), curti mas sabe aquela coisa, pow só tem uma música ou outra legal... fui levando esse pensamento até o Neon Bible me conquistar, a partir daí não virei fã mas gosto de ver e ouvir.
Bom to retribuindo o comentário no meu blog.
Até!

Ricardo Ballarine disse...

No meu blog, deixei um link para um EP que o Arcade Fire gravou com o David Bowie, com "Wake up", "Five years' e "Life on Mars?". É de arrebentar. Segue aqui o link: http://verbotransitivo.blogspot.com/2007/06/arquivos.html#links