domingo, fevereiro 28, 2010

Educação



Esperei muito pelo filme Educação, com o roteiro assinado por Nick Hornby. Talvez parte da empolgação venha do trailer bem feito e que realmente instiga. O resultado acabou sendo agradável. O filme acera em diversos aspectos.

Antes de tudo, é preciso entender que não é uma refilmagem de Lolita. A intenção não é essa e o filme toma outros rumos. Existe sim a colegial que se apaixona pelo homem mais velho, mas longe de toda a malícia e toda a polêmica do clássico.

As atuações são na média, nada demais, o único brilho mesmo fica por conta da jovem Carey Mulligan que brilha no papel da protagonista. Não é uma atuação de gala, mas não escorrega e convence. O seu par já não brilha tanto, e até chega a perder quando entra em cena o colega de golpes.

Um grande destaque fica para a parte que se passa em Paris. Existe todo um clima diferente ali e muito agradável. É sempre bom ver as cidades européias nas telas. O charme é incrível e ainda não existe lugar no mundo que se compare ao velho mundo.

O grande defeito do filme é o desfecho. Partindo completamente para o óbvio e de certa forma até acelerado demais, o filme acaba por baixo, perdendo a chance de encerrar em grande estilo. Nick Hornby mostra cada vez mais que perdeu a mão e depois de seus primeiros livros o estoque de idéias pop se esgotaram. Uma pena.

Nota: 8

Nenhum comentário: