quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Preciosa - Uma história de esperança



É bom quando entramos no cinema com uma expectativa e esta é totalmente superada. Preciosa não é um filme fácil. É uma história até certo ponto perturbadora e que tem conteúdo. Muito diferente do cinema pastiche que tem sido feito.

Sem dúvida o grande mote do filme são as duas atuações sensacionais. Preciosa, nossa heroína é uma garota obesa, negra, moradora de um bairro barra pesada de Nova Iorque, que coleciona mais problemas do que veremos em nossa vida toda provavelmente. Algumas vezes questionei o quanto é atuação e o quanto talvez seja a atriz se expondo ali. Já a segunda atuação memorável vai para a mãe de nossa protagonista que leva fácil o prêmio de personagem mais asqueroso da história do cinema.

Outras duas atuações surpreendem muito, Mariah Carey e Lenny Kravits se mostraram bastante honestos e fizeram seus papeis com firmeza. Na verdade acredito que ambos sejam até melhores aqui do que na sua suposta música. Gosto a parte, acredito que ambos se saíram muito bem mesmo.

Toda história de outsiders me agrada. E aqui não foi diferente. Nossa pesada protagonista não se ajusta, é expulsa de sua escola e acaba sendo aceita em um grupo de estudos especial. Ali temos nossa pequena turma de desajustadas dos mais diversos tipos, guiadas por uma professora dedicada que mais tarde se revela lésbica. Tinha tudo para dar errado, mas dá muito certo.

A história é contada de forma bem humorada e com os pés no chão. Sempre de uma forma bastante convincente e humana. É até surpreendente ver o Oscar se lembrar de um filme tão independente e fora dos padrões de Hollywood. A safra deste ano continua ótima. Mais uma recomendação.

Nota: 9

Nenhum comentário: