quinta-feira, fevereiro 18, 2010

O Amor Segundo B. Schianberg



O Amor Segundo B. Schianberg é uma porcaria. O pior é que vende como filme arte ou Cult. Não tenho tantos argumentos para justificar a porcaria de filme que é.Mas digo que a industria de cinema as vezes esquece que fazer filme pode ser muito mais simples.

O filme só não é pior por causa do vídeo arte que entra no final, que consegue ser mais sofrível. Primeiro que o filme é vendido de uma forma bastante falsa. O Amor Segundo B. Schianberg é um livro do maravilhoso romance Eu Receberia As Piores Notícias de Sua Linda Boca de Marçal Alquino. Diga-se de passagem, esse romance é um puta livro da literatura brasileira. Uma pancada na cara, forte e muito bom mesmo.

Um filme que carrega uma referência dessas devia se preocupar em honrar a obra original. E não apenas usá-la como um argumento barato para um filme experimental meia boca. Não preciso ir muito longe para discursar sobre a trama. Casal é submetido a uma experiência de como nasce e cresce o amor.

Criando uma situação forçada, eles vivem em um apartamento durante algumas semanas e num esquema big brother de ser acompanhamos a montagem preguiçosa dos melhores momentos. A única esperança para uma obra dessas era um casal de atores monstro. Não temos isso, são atores comuns e que nem de perto seguram tamanha responsabilidade.

A edição também por vezes tenta demais fazer uma arte jererê que não funciona e só nos leva a bocejar diante as tentativas pretensiosas do filme Adianto que não assisti a série na TV cultura e não consigo imaginar que o resultado seja muito melhor. Infelizmente sou classicista demais para admitir que um filme sem roteiro, sem fotografia, sem sonoplastia e sem bons atores possa ser por mais que experimental bom.

Como experiência, valeu, é bom sair do molde engessado do cinema nacional. Como obra, foi um tiro no pé fraquíssimo. Não quero nem citar como fiquei desapontando, afinal Beto Brant é pra mim um dos nomes do cinema nacional. Espero que sua próxima empreitada volte aos trilhos.

Forte candidato a pior experiência em uma sala de cinema.

Nota: 0,5

Um comentário:

Bia O. disse...

AHAHAH
poxa...adorei a resenha... mas MEIO??? MEIO? ahahah q maldade!