domingo, janeiro 31, 2010

Nine (2009)



Existem filmes feitos para o Oscar. Um exemplo é o novo musical Nine. O diretor já havia se aventurado no gênero com o fraco Chicago, e agora com um elenco recheado de estrelas fez uma nova investida. No geral não funciona. Das músicas apenas uma me agradou e as outras nem me lembro direito.

É a história de um diretor de cinema em plena crise de criatividade. Antes de tudo é uma homenagem a 8 ½ do Fellini. Ou pelo menos tenta ser, uma vez que a obra original ainda é uma das grandes da história e esse filme deve ser esquecido tão rápido quanto será sua passagem pelos cinemas.

Não que tudo seja de se jogar fora. Como sempre Daniel Day-Lewis está ótimo e convence no papel do protagonista. E sejamos sinceros haja peito para contracenar com o exercito de divas que circulam o diretor. Marion Cotillard, Penélope Cruz, Nicole Kidman e Kate Hudson. Sem contar as estrelas de Judi Dench e Sophia Loren.

Das mulheres a melhor mesmo é a Marion Cotillard que canta a única música que realmente me agradou. No seu papel, ela é a mulher do diretor que sempre esteve ao seu lado mas sofre com as traições e a instabilidade sentimental do marido.

Falar da fotografia rodando o filme na Itália chega a ser sacanagem. Sempre é lindo observar as vielas de Roma, as belas fontes e as outras tantas cidades que a Itália tem a oferecer. O jogo de luzes por vezes é óbvio e cansativo, mas existem algumas sacadas boas.

Em suma, um musical com roteiro fraco e com músicas sem tempero fica difícil de agradar. Não chega a ser algo ruim e é acima da média genérica. Só fica aquele gostinho de podia ser bem mais e na verdade foi só uma receita executada a risca sem um pingo de magia.

Nota: 6,5

Nenhum comentário: