terça-feira, outubro 13, 2009

Adventuraland (2009)

Nunca liguei para esse diretor Greg Mottola. Superbad passou longe da minha estante de filmes. Cheguei nesse Adventureland com expectativas de ser apenas uma comédia adolescente simples e pequena. E não é verdade que me surpreendi? O filme é um retrato mais do que convincente de como um grupo de jovens lida com os anseios desencontrados no final da década de 80. O resgate da época é memorável.

Tudo se passa em 1987. Um garoto, feliz pela graduação, acredita que vai viajar e cursar a melhor faculdade do país. Ledo engano, o pai acabou de perder o emprego e redução de gastos. O moleque se vê preso nos subúrbios.

No desenrolar da história: além de toda a nostalgia deliciosa de reviver esse período intenso de nossas vidas, diversos valores ganham destaque. É cada detalhe compondo a caracterização de época. O relacionamento entre o protagonista e seu par é convincente e de cara criamos relação com as personagens. É honesto, problemas dos jovens, conflito com os pais, relacionamentos frustrados e sonho destruído. Tudo sincero e bem feito.

Único ponto extremamente negativo. De onde tiraram essa Kristen Stewart, a menina é uma porta. Enquanto temos talentos como Ellen Page, e acabamos tendo que aturar uma atriz bem fraca num papel importante do filme. Reparem que a garota passa a mão nos cabelos em todas as cenas, é uma espécie de tique nervoso. Que a garota ache sua arte em outro lugar.