sexta-feira, setembro 16, 2011

Galinhada do João

Esse blog anda meio parado. Tenho assistido muitos filmes, mas sem saco para comentar. Mas nem por isso este espaço morre. A nova paixão por aqui é a culinária, e eu acho que infelizmente, a boa e velha comida como conhecemos de nossas vós e mães está fadada a morrer. Cada vez menos pessoas cozinham, e quando cozinham se utilizam dos alimentos congelados. Meu medo é que um dia a referência se perca, imagine que se ficarmos condicionados a comer comida de Shopping e congelada cada dia com maior frequência, o gostinho saudoso da comidinha da vó vai virar história, e aí, como reproduzir?

Vou começar a largar umas receitas por aqui, sem nenhuma modéstia, tenho aprendo muito e me dedicado muito a fazer comida na raça. Trabalho e estudo como a maioria dos brasileiros, no entanto, faço questão de todos os dias fazer uma janta saborosa. Seguinte, hoje vou na minha mais nova empreitada, a galinhada. Veja bem, não é uma galinhada clássica, estou falando de uma galinha que qualquer um pode preparar em cerca de 30 minutos.

Bom primeiro de tudo os ingredientes, esta receita é para 3 pessoas com bastante fartura:

- 3 Sobrecoxas e Coxas de frango com pele e desossadas.
- 1 limão
- 3 dentes de alho
- 1 cebola média
- 1 pacote caldo de galinha em pó
- 1 xicara de arroz lavado e escorrido
- 1 Pimentão Vermelho, sem pele e picado
- 2 Tomates sem pele e sem semente, picados
- 1 Cenoura picada
- 100g de ervilha cozido
- 100g de milho verde cozido
- 1 colher rasa de açúcar
- Pimenta do reino
- Sal
- óleo.

E uma boa cerveja para ir tomando enquanto prepara o prato. Mas fique atento: eu considero este prato completo, não é necessário acompanhamento, no entanto, se quiser fazer uma farofa, ou mesmo umas batatas não vejo problema algum. Certo? Em frente.

A primeira etapa da receita acontece 2h antes de começar a preparar a galinhada em si. Duas horas é o ideal, no entanto 1h, ou mesmo meia hora já vai servir para um dia mais corrido. Prepare uma mistura com os alhos espremidos, o suco do limão, a cebola picadinha, o pacote de caldo de galinha em pó, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe o frango marinando nesta mistura na geladeira.

Tome uma cerveja no interim e coloque uma boa música para cozinhar. Um jazz de primeira ou um blues das antigas dá mais do que conta do recado. Quando voltar para a cozinha, depois da marinada, a primeira mandinga mais do que necessária é um pano de prato estendido no ombro direito. Essencial.

Em uma panela consideravelmente grande coloque duas colheres de sopa de óleo, ou o suficiente para tapar o fundo e coloque o frango para dourar. Veja bem, o frango vai junto com toda a marinada pra panela, não jogue fora este caldo maravilhoso que se formou. Em fogo alto vá dourando a carne por igual, use uma pinça, e vá virando o frango até pegar aquela cor bonita e dourada. Quando o frango já estiver completamente dourado por igual, coloque agua suficiente para quase cobrir o frango e deixe reduzir até quase secar a panela, sempre mexendo e tomando cuidado para o frango não grudar no fundo. É hora de retirar pedaço por pedaço do frango e cortar em pedaços menores, perfeito para ver se o frango todo está bem cozido.

Volte o frango para a panela junto com o arroz e refogue muito bem. Deixe o arroz absorver todo esse tempero. Adicione os legumes picados e refogue mais um pouco. Deixe o aroma tomar a casa, tome mais uma cerveja em homenagem. Prove o caldo e corrija o sal, e aproveite para adicionar um pouco de pimenta de cheiro, a gosto.

Agora coloque duas xicaras de água ou o suficiente para cobrir o arroz mais um dedo. Agora é o tempo de cozimento do arroz. De 15 a 20 minutos, em fogo médio baixo, vai ficar meio úmido mesmo, prove o arroz, perfeito? Adicione um bom punhado de cheiro verde, mexa bem e tape a panela, deixe repousar por 10, 15 minutos. Sirva em seguida.

Bom proveito. Façam fotografias e me mande. Espero que dê tudo certo. Colocarei fotos em seguida.

Nenhum comentário: