segunda-feira, setembro 17, 2007

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001)

Direção – Jean-Pierre Jeunet (A Very Long Engagement)

Existem alguns filmes que retratam de forma tão harmoniosa a sociedade e tantas vezes com uma delicadeza ímpar que acabam por si sós criando uma nova e divertida forma de encarar essa viagem. Amélie não é obviamente o primeiro nem será o último filme a mostrar pessoas deslocadas, alias esse é um tema que se repete ano após ano no cinema. Porém alguns tocam em um pontinho chave das pessoas e se tornam clássicos imediatos. Com essa pequena pérola de Jean-Pierre não é diferente, aclamado no mundo todo, com diversos prêmios, foi um dos maiores sucessos do cinema francês atual.

Amélie, nosso Homero moderno, é uma simples e humilde garçonete ela teve uma infância bastante distinta e pode se citar o pai que era médico e só se aproximava para realizar exames médicos e seu peixinho que sempre tentava suicídio. A história aqui começa quando Amélie se muda para um novo apartamento e acha uma caixinha com alguns objetos sortidos. Passa então a realizar uma busca pessoal pelo suposto dono desta caixa. Uma busca quase que impossível se tratarmos do caso que estamos em Paris.

A forma como tudo é levado e a humanidade que Amélie carrega são os pontos altos, é impossível não se apaixonar pela meiga Audrey Tautou (Código da Vinci e o Albergue Espanhol) ou se encantar com a bela fotografia e narrativa do filme. A atriz dá um show a parte, e traz uma personagem encantadora e única. Chegando até a virar adjetivo, algumas garotas já me falaram querer ficar mais ameliézada.. Eu agradeceria, se a todos tivêssemos metade da sensibilidade carregada nesta personagem, estaríamos em um lugar muito melhor.

É um dos meus filmes preferidos da nossa atual década e compete com grandes do cinema de igual pra igual. Assistam caso não tenham tido a oportunidade.



Outro destaque é a trilha sonora, Yann Tiersen é um músico francês que realiza um trabalho muito interessante, ele além de compor belíssimas trilhas (Adeus Lenin!) ele realiza apresentações ao vivo com uma intensidade muito boa. Confiram a versão ao vivo do tema de Amélie:

2 comentários:

Anônimo disse...

é um dos meus preferidos também, me sinto tão confortável o assistindo.
beijos

Anônimo disse...

esse filme é liiiindo demais (:
não me canso de assistir

beijones